Gobos do Brasil lança marca Apart Audio em território nacional

Durante evento de certificação, instaladores, integradores e consultores puderam conhecer mais sobre a fabricante.

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Dezembro/Janeiro 2017 Edição do Mês

Por Flávio Bonanome


 

Visando expandir seu portfólio de produtos na área de audio, a distribuidora Gobos do Brasil realizou ontem (07) em sua sede em São Paulo o evento de lançamento da Apart Audio para território nacional. Focada em soluções em áudio instalado para diversas aplicações, a fabricante belga é líder na Europa e conta com uma extensa linha de produtos que vão desde caixas de som em arandelas até amplificadores com mixer integrado.

O evento contou com a presença de mais de 50 instaladores, integradores e consultores e com a presença do representante da Apart para a região. “Nosso catálogo tem mais de 180 páginas, o que mostra um enorme potencial de negócios no Brasil, em soluções indoor e outdoor”, explicou Simon Talloen, responsável pelo desenvolvimento de negócios da marca para América Latina. “O sucesso de qualquer marca depende da escolha do distribuidor certo. Estudamos o Brasil e vimos que a Gobos é o parceiro perfeito para representar os valores e a estratégia da Apart no país”, concluiu.

Em seguida o diretor comercial da Gobos do Brasil Esteban Risso tomou a palavra para apresentar toda a linha de produtos da fabricante. “A grande filosofia que tem sustentado a Apart Audio há 20 anos é a de ser uma empresa amiga do instalador. Criar soluções rápidas e fáceis de integrar em verticais como aeroportos, corporativo, shoppings, estacionamentos, arenas esportivas, clubes e igrejas”, explicou.

A primeira linha abordada foi a de Arandelas, começando pela série CM. Trata-se de uma família de produtos que vão desde opções de baixo custo (CM Economy), de nível intermediário (CM Classic) e construída sob medida para estética arquitetural (CM Design), com opções de alto-falantes de 3” a 8”. A linha Square possui caixas em formato quadrado com alto-falantes de duas vias de 5,25” ou 6” e a linha Retangular possui o formato que lhe dá nome e falantes de duas vias de 5,25”. Já a família Hi-Fi, focada em aplicações onde a qualidade é a principal preocupação, possui um modelo pensado para servir como elemento “center” em uma instalação surround com dois alto-falantes de 6,5” e duas unidades satélites sendo uma quadrada de 5,25” e uma retangular de 6,5”. Completando a linha há um subwoofer, o CMSUB8 que é um sistema de bobina dupla de 8”.

Ainda nas arandelas há a série Marine composta por modelos de três tamanhos (5,15”, 6,5” e 8”) com e sem transformador. Esta linha é pensada para aplicações extremas, sendo capaz de suportar até 95ºC, com proteção contra umidade IP95 e é à prova de exposição à cloro e água salgada. Um dos destaques de toda a linha de arandelas é o conector QuickFit, que permite conectar os cabos sem a necessidade de prender nenhum tipo de parafuso, bastando pressionar uma pequena alavanca e encaixar o cabo para garantir a conexão, gerando uma economia de tempo de instalação de até 50%.

Em seguida foi a vez de falar das linhas de gabinetes, começando pela aclamada série Mask. A série é composta por 13 diferentes modelos que vão desde alto-falantes de 2,5” até 12” e potências de 50 watts à 700 watts. O sistema é pensado para funcionar com um par ou dois pares de caixas acompanhados de um subwoofer e possui grande resistência à impacto, intempéries e outras eventualidades que poderiam minar a vida útil do produto.

A Série OVO, como o nome sugere, é construída em formato ovalado com modelos de 3”, 5,25” e 8” e potência de 40 watts à 160 watts. “A ideia desta série é oferecer flexibilidade na hora da instalação aliado à qualidade musical com um preço bastante acessível”, afirmou Esteban Risso. Um destaque desta série é a presença de dois modelos ativos, o OVO5P de 5” e a OVO8P de 8”.

Já no segmento residencial mais audiófilo, a Série Vinci é construída em madeira e possui quatro modelos de duas vias com alto-falantes de 4” (em 8 e 16 Ohms), 5,25”, ambas com tweeters de 0,75” e um modelo maior com alto-falante de 7” e tweeter de 1”. As potências variam de 120 watts até 200 watts e possuem grande capacidade de reprodução de frequências para atender aplicações onde a qualidade musical é a principal preocupação.

Pensada para serem integradas em instalações, os dois modelos da série SDQ possuem duas vias, alto-falantes de 5,25”, tweeter de 1”, potência de 2 x 30 watts e amplificação ativa. A grande diferença entre o modelo SDQ5P e o SDQ5PIR é que a última possui controle via protocolo RS212, padrão para controles de automação. Já outra série pensada para instalação são as SM6, composta por quatro modelos com alto-falantes de 5,25”, possuem preço extremamente acessível e foram concebidas pesando em durabilidade, acompanham sistema QuickFit e controles de volume individuais.

Para o segmento de soluções criativas, a Apart Audio traz duas séries. A primeira batizada de Sphere é composta por dois modelos esféricos para serem instalados como globos de teto, sendo a SPH16 com alto-falantes de 5,25” e 25 watts e a SPH20 com alto-falante de 8” e 30 watts de potência. Outra série mais “arquitetural” é a Rock cuja estética imita uma rocha e é pensada para aplicações em áreas externas como Jardins. São dois modelos de 6,5” sendo um com 32 watts e outro com 60 watts.

Finalizando os gabinetes, a Apart Audio ainda oferece uma série de colunas. São seis diferentes modelos que variam em tamanhos e quantidade de alto-falantes, com produtos desde a COLS41 que possui quatro falantes de 2” até COLW81 com oito falantes de 3,3”. Os sistemas são pensados para instalações fixas discretas em ambientes com grande demanda de inteligibilidade, como teatros e igrejas.

Instalações de emergência

Após apresentar as linhas para sonorização, Esteban Risso seguiu o evento trazendo as informações sobre os produtos pensados para aplicações críticas, como entrega de mensagens em situações de emergência (Voice Alarm). A primeira é a Projector Series, uma série com quatro projetores construídos para garantir “tiros de som” de longo alcance. São quatro modelos com variações de tamanho de alto-falante (5,25”, 6.5”) e potência (5, 10, 16, 20, 26 e 30 watts).

Outro sistema para aplicações de mensagem é a Horn Séries, composta por seis diferentes modelos de cornetas. São quatro sistemas trabalhando com drivers de compressão e potências variando de 10 a 30 watts e dois modelos com duas vias (falante de 6,5” e tweeter de 1”) e potência entre 4 e 64 watts. Por fim, a Apart Audio disponibiliza diversos modelos das séries CM, Sphere, SM6, Horn e Projector atendendo às normas europeias de sistemas de segurança EN.

Sistemas Eletrônicos

Após apresentar todas as opções de sonorização, Esteban Risso seguiu o evento com o que a Apart Audio tem a oferecer em termos de eletrônica. “Além das diversas opções de sistemas de sonorização, a Apart Audio conta ainda com toda a infraestrutura de eletrônicos, de pré-amplificadores à players para criar a melhor infraestrutura para instalação”, explicou.

Em termos de pré-amplificadores, a fabricante disponibiliza dois produtos, o PM1122 com cinco 5 de microfone, 5 entradas de linha balanceada, 4 entradas de linha não balanceada e duas zonas estéreo de saída e o PM7400MKII que possui 2 de microfone, 2 entradas de linha balanceada, 1 entradas de linha não balanceada e duas zonas estéreo de saída.

A família de amplificadores da marca é bastante extensa e dividida em três modelos de produtos e suas variáveis. O primeiro deles é o Champ que apresenta amplificação classe G (Champ-2), classe AB (Champ-4) e Classe D (Champ-3D). Este último ainda traz um canal para subwoofer, DSP interno com diversas opções e um equalizador paramétrico de quatro bandas.

Já a série PA traz amplificação classe AB, Mono Bridge, e alimentação de 24 volts pensando em alimentação para sonorização externa. Por fim, a série Revamp possui 10 diferentes modelos buscando atender todos os tipos de aplicação em instalações que precisam de alimentação múltipla de sinal. Para isso, os modelos vão desde amplificadores de um canal de saída com 120 watts até impressionantes 16 canais de 100 ou 80 watts.

A Apart Audio ainda apresenta a linha Concept de amplificadores integrados pensados para fácil usabilidade e capazes de entregar uma zona estéreo ou duas mono, possuem controle via RS232, entrada de microfone e filtro de passa-altas. Para completar, a série MA de amplificadores com mixers é capaz de gerenciar prioridade da entrada de sinal em até quatro níveis, para aplicações de música ambiente somado a avisos de emergência e evacuação, por exemplo. São 10 modelos com amplificação classe D, painel frontal intuitivo e auto stand-by.

Para finalizar a linha de periféricos, ainda foi apresentado a linha de players linhas PC, PM e PR. São cinco diferentes modelos que mesclam entradas de múltiplas fontes como linha balanceada, XLR, RCA, cartões SD, USB, CD Player e rádio FM e múltiplas saídas não balanceadas para integrar sistemas de reprodução.

Sistemas de discussão e marketing

No final do evento, foi apresentado ainda a linha MDS de sistemas de discussão. Trata-se de um sistema de fácil instalação pensado para salas de reunião, debates e conferências composto por uma unidade de microfone MDS.CHAIR e até 19 unidades de microfone MDS.DEL. A diferença entre elas é que a MDS.CHAIR possui prioridade sobre as demais. Além dos microfones, o sistema ainda possui uma interface, a MDS.INT, que permite encadear todas as unidades de microfone via rede (CAT5) e oferece uma saída de áudio em jack balanceado e oferece até 20 dB de ganho.

Um dos destaques dado pela Gobos do Brasil durante o evento foi para as ferramentas de marketing que a Apart Audio oferece à seus parceiros. A primeira delas é o Seletor de Produtos, um aplicativo para Mac, Windows, iOS e Android que permite filtrar a extensa linha da fabricante seja por aplicação, por especificação ou funcionalidade, gerando um verdadeiro guia de bolso prático para o instalador. Os aplicativos devem estar disponíveis em português já nas próximas semanas.

Além do App, a Apart Audio oferece uma sessão Plug-and-play, que é uma série de mais de 50 projetos detalhados em termos de plantas-baixa, especificações elétricas e eletrônicas e, claro, os produtos da fabricante empregados. A ideia é oferecer aos instaladores modelos comprovados para referência na hora de especificar um projeto e solução com a marca.  

Notícias Relacionadas