Percussa lança o Synthor 8, um sintetizador modular wireless

O synth traz uma abordagem totalmente nova e experimental para a criação de Patches.

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Dezembro/Janeiro 2017 Edição do Mês

Da Redação


 

Anunciado na última NAMM show, o Synthor 8 da Percussa é a prova positiva de que o mundo dos sintetizadores nunca vai deixar de surpreender. Este synth modular traz uma abordagem totalmente diferente na interação entre suas diversas partes contado com cubos físicos com sensores infravermelho para a construção de patches.

O Synthor 8 é composto por três unidades de hardware: A Engine que é o elemento de sintetização digital com DSP quad-core e uma tela em alta resolução; o Remote que é uma superfície de controle com seis knobs; E os fantásticos Audiocubes, cubos coloridos sem fio que funcionam como elementos modulares da sintetização.

Enquanto a maioria dos parâmetros é ajustada usando os botões presentes na unidade de controle Remote, os Audiocubes funcionam como uma interface de patch sem fio. Cada um dos cubos é designado a um módulo virtual dentro do sistema representado pelas luzes coloridas nos cubos - amarelo para módulos de saída, verde para osciladores, azul para envelopes e assim por diante. Conectados à Engine via wireless, os Audiocubes comunicam-se uns com os outros via sensores infravermelhos presentes em suas quatro faces.

Ao alterar o posicionamento de um cubo em relação aos outros cria patches de módulos dentro do synth enquanto que a distância que um cubo está do outro afeta a amplitude que aquele módulo atuará no sinal. Trata-se de uma abordagem bastante intrigante da forma de operar síntese, mas que evoca muito mais o caráter lúdico e experimental da criação de sons do que a abordagem prática para música comercial.

Para entender um pouco melhor este conceito, a Percussa criou uma playlist em seu canal do youtube que você confere abaixo:

Notícias Relacionadas