Dúvidas sobre Acústica e Studio Design? Entre aqui!
por em 25/06/2012 às 03:06 PM (2221 Views)
Esta minha participação deveria ter começado há dois anos atras, mas por questões avessas à nossa vontade, isso não se realizou. Graças à atenção de Jailson estamos agora implementando este blog. Também estarei, daqui para frente, acompanhando o fórum de Acústica e Studio Design, aonde você pode postar dúvidas sobre Tratamento e Isolamento Acústica. A espera vai valer a pena, porque acústica e studio design são assuntos muito importantes para a comunidade de áudio do Brasil! Valeu Jailson! Espero poder atingir a sua alta expectativa!
O que precisamos saber de acústica?O que é um grande desafio no Brasil, mas incrivelmente interessante, é a dificuldade de comprar material acústico local ou importá-lo dos Estados Unidos ou Europa. O meu maior aprendizado no Brasil foi exatamente isso: ter de ser criativo, construindo tudo do zero, e inovar criando dispositivos acústicos com material local, tendo de aprender a calcular tudo!
Depois de tudo o que aprendi, é minha vez de retribuir: eu vou mostrar como você, estudante ou profissional de áudio, acústica ou arquitetura, pode adaptar qualquer material que encontra em qualquer loja de construção para acústica e assim, construir um estúdio de gravação profissional, com nível de qualidade internacional! E isso com um custo que acompanha qualquer orçamento, de um pequeno e simples home studio até um supermega studio complex profissional completo!
Neste blog vou compartilhar uma vasta biblioteca de exemplos de estúdios de ensaio, estúdios de gravação, home theaters e auditórios que construímos nos últimos 15 anos no Brasil e internacionalmente. Muitos destes projetos se encontram nosso site de Departamento de Projetos (audioacustica.com.br).
Os dez primeiros tópicos que eu vou propor são da minha experiência como educador, os tópicos mais populares entre estudantes e profissionais de áudio:
- Porque a acústica é tão importante na produção musical?
- Quais são os aspectos acústicos mais importantes na gravação?
- Como transformar o seu apartamento ou casa para um estúdio de gravação profissional?
- Como calcular e controlar as ondas estacionárias?
- Como trabalhar com coeficientes de absorção?
- Como entender o STC no seu projeto de isolamento?
- Como calcular o tempo de reverberação para sua sala?
- Como calcular e construir um bass trap de membrana?
- Como calcular e construir um difusor simétrico?
- Como desenhar o seu control room?
Espero, com este assuntos, poder trazer algo útil para a comunidade de áudio no Brasil, pondo exemplos práticos, que efetivamente serão utilizados no seu dia-a-dia de trabalho. Mas para saber se estou efetivamente atingindo o mercado, preciso de suas sugestões para completar e melhorar este quadro... Vamos lá!
Sem você, este blog não existe!Os tópicos acima são uma proposta inicial, totalmente negociável, que será alterada em conforme ao seu input, ou seja, as dúvidas e sugestões que vocês vão mandar para mim! Os tópicos propostos são os mais importantes e úteis para quem quer construir o seu próprio estúdio de gravação, mas para a abertura desta série de blogs, já vou fazer uma primeira chamada:
Por favor, mandem-me suas dúvidas sobre Acústica e Studio Design!Não existem dúvidas irrelevantes ou estúpidas! Todas as dúvidas são válidas e sempre procurarei a colocá-las em forma de respostas e explicações, procurando um contexto teórico maior para ensinar algum aspecto sobre acústica, que ainda esteja muito mal entendido entre profissionais de áudio. Todas as dúvidas serão respondidas dentro de duas semanas, e se não for possível, adiantarei pessoalmente a resposta via email. Por favor mandem as dúvidas e sugestões para este espaço, em forma de comentário.
Agora a bola esta com você!
No próximo blog vou começar explicar a importância da acústica no seu trabalho! Até lá!___________
Omid Bürgin
OMiD Academia de Áudio
(11) 2307.0707
www.academiadeaudio.com.br
www.facebook.com.br/OMiDacademiadeaudio
www.twitter.com/academiadeaudio
Omid Bürgin em Open Class, aula gratuita sobre Acústica, nos estúdios da OMiD Academia de Áudio

Enviar Post de Blog por Email