Ableton atualiza Live para oferecer sincronização wireless

Tecnologia Link também está disponível para alguns aplicativos para iOS

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Dezembro/Janeiro 2017 Edição do Mês

Da Redação


 

A Ableton lançou nesta quarta-feira (3) o Live 9.6, uma atualização gratuita para sua DAW incorporando sua nova tecnologia para sincronização de múltiplas plataformas Live sem a utilização de fios.

O Link, que foi lançado em versão beta em novembro, é uma tecnologia que foi desenvolvida para ajudar os artistas da música eletrônica a tocarem juntos de uma maneira muito mais fácil. De acordo com a Ableton, a tecnologia sincroniza o beat, o phase e o tempo de qualquer sessão Live ou aplicativo para iOS compatível com Link através de uma rede wireless ou conexão ethernet. O que parece ser mais interessante é que isso torna possível a sincronização destes vários aplicativos com qualquer dispositivo de hardware MIDI.

O principal benefício para os músicos é que a sincronização se torna tão simples quanto conectar a uma rede local. Além disso, a Ableton aponta que os usuários poderão tocar múltiplos dispositivos com a mesma liberdade de uma banda ao vivo. Qualquer um poderá mudar o tempo e todos os outros dispositivos seguirão a mudança.

Essa tecnologia não é exclusiva para o Ableton Live, apesar de eles terem desenvolvido ela. Está disponível em vários aplicativos iOS incluindo os aplicativos Akai iMPC, Audiobus, Fugue Machine e Korg, além do Gadget para iPad e o SyncKontrol para a sincronização das caixas Volca Series.  

Notícias Relacionadas